

TERAPIA
ABA
VENHA CONHECER O ABA
O QUE É ABA?
Derivada do inglês Applied Behavior Analysis, a Análise do Comportamento Aplicada é uma ciência da aprendizagem que tem como objetivo promover o ensino de habilidades, que, encontram-se em defasagem.
Os primeiros estudos foram realizados nos anos de 1960 com o objetivo maior de reduzir comportamentos desafiadores e inadequados. Em 1987, Ivar Lovaas publicou um novo estudo que enfatizava grandes ganhos com o uso do ABA em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo.
Esta ciência vem crescendo, muitos novos estudos acontecem e as conquistas são evidentes, por esse motivo a grande procura pela intervenção e o rotineiro encaminhamento dos médicos, por confiarem nas evidências da eficácia.
COMO FAZEMOS?
TRIAGEM – ACOLHIMENTO
Na Clínica Agire antes do início de qualquer intervenção, as famílias passam pela triagem, carinhosamente chamada por nós de acolhimento.
Este primeiro momento a supervisora ou avaliadora ABA recebe a família para uma conversa, entendendo assim as reais expectativas, desejos, anseios e angústias.
Colhemos dados como relatórios, laudos, encaminhamentos e agendamos a anamnese.
ANAMNESE
Na anamnese são realizadas questões que vão desde o nascimento até a atualidade do paciente, com enfoque no comportamento, socialização, as influências ambientais, hiper focos, hetero ou autoagressão, estereotipias, comorbidades, dentre outras.
Após este momento é selecionado o protocolo que será utilizado para a avaliação dos marcos do desenvolvimento.
FORMAÇÃO DE VÍNCULO E AVALIAÇÃO
Após feita a anamnese com a família, o supervisou ou avaliador ABA inicia o processo de formação de vínculo, para que o paciente se sinta o mais confortável e confiante possível para o início da avaliação.
Passado por este momento que não podemos prever o tempo, tudo depende da resposta do aprendente, é iniciada a avaliação tendo por base o protocolo selecionado que melhor se enquadra no caso.
DEVOLUTIVA E REUNIÃO PARENTAL
Encerrada a avaliação, é marcada uma reunião com a família e passado o PEI (Plano de Ensino Individualizado), todos os passos são explicados.
A reunião parental é realizada mensalmente após o início dos treinos para orientar a família de como conduzir comportamentos, alinhar o plano e dar um feedback de como está sendo o trabalho com os aplicadores e terapeutas envolvidos no caso.
APLICAÇÃO ABA
Com o PEI (Plano de Ensino Individualizado) confeccionado são iniciados os treinos com enfoque no ensino das habilidades socialmente relevantes, além de priorizarmos a generalização dessas habilidades para que o paciente possa colocar em prática tudo o que aprendeu e em todos os lugares que frequentar.
ABA EM CASA E NA ESCOLA
Em alguns casos solicitamos que um aplicador ABA realize os treinos na casa do aprendente e na escola, para assim ensinar os manejos e consequentemente generalizar os comportamentos ensinados.
REUNIÃO DE CASO
Frequentemente os terapeutas se reúnem para conversar e discutir as melhores estratégias para o desenvolvimento do paciente. É um momento de muita troca e enriquecimento, trazendo sempre o melhor para nossos aprendentes.